sábado, 17 de dezembro de 2016

OS X MANDAMENTOS DO TEÓLOGO

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO
CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES-CBO 2631-15 



OS X MANDAMENTOS DO TEÓLOGO

I- Busque o fruto do Espírito Santo, o domínio próprio, tenha equilíbrio no seu pensar, falar agir, interagir, no seu comportamento e nas suas emoções. Saiba ouvir primeiro, para falar depois. Não tente explicar o inexplicável, pois há questões que são para somente crer, não para explicar.
II- Evite concentrar-se em especulações ou discussões em questões secundárias, não oportunas, que não levam ninguém ao Céu, ou impedem de ir ao inferno. Isto é perda de um tempo precioso que poderia ser investido em outras questões edificantes para a Igreja. Muitos por causa dessas discussões teológicas infindáveis se separaram da comunhão, perderam amigos e fizeram até inimizades.
III- Aprenda a dizer: “Não Sei”. Seja sempre humilde, manso, pacífico, e se você não sabe, procure se informar, pesquise, peça ajuda, mas não especule sobre o assunto.
IV- Domine o vocabulário teológico, tenha linguagem apropriada, leia muitos livros teológicos, continue fazendo cursos, pesquisas, se atualize, se aperfeiçoe, estude, ame estudar.
V- Tenha sempre o seu momento devocional a sós com o SENHOR nosso Deus, creia no Senhor JESUS CRISTO, o Deus Vivo, ore muito ao SENHOR, leia diariamente a Bíblia Sagrada.
VI- Seja um pesquisador constante, duvide de suas dúvidas, faça pesquisas e estudos, compare as informações, examine novos conteúdos sobre os temas de estudos, procure se informar com seus Mestres, e busque aprender, e procure sempre respostas para suas dúvidas.
VII- Lembre-se que os motivos que unem os cristãos são maiores do que os que os afastam. Enfatize as harmonias, as semelhanças e não os conflitos. Com exceção da Apologética Cristã que é útil e bíblica e milita contra heresias e seitas pseudo cristãs, não fique a criticar essa ou aquela denominação cristã por que seguem uma linha teológica diferente da sua. Seja sábio, tenha o amor em sua vida, pois a Teologia não é pra isso, e sim para a edificação espiritual e cultural.
VIII- Lembre-se de que o seu conhecimento teológico deve ser para testemunhar, para servir, para levar a salvação aos perdidos, ganhar almas, para a edificação aos salvos, e não para constranger ou humilhar os seus irmãos. Você estuda para ser um melhor servo, não para ser senhor da razão. Às vezes, mesmo estando certo, o melhor é ficar calado para em uma oportunidade mais edificante argumentar, e até mesmo, abençoar os seus opositores.
IX- Pregue a Palavra de Deus com dedicação, fervor espiritual, e ensine com autoridade suas certezas e convicções, e jamais as suas dúvidas. Quem prega ou ensina acerca de uma questão ou tema que não possui plena convicção ou opinião formada, apenas causa confusão em quem o ouve. Pratique o que prega, e pregue o que vive diariamente.
X- Não use a Teologia como vaidade ou engrandecimento pessoal, mas use-a para a edificação do Corpo de Cristo. Compartilhe o conhecimento que tem recebido. O alvo da Teologia é a prática do amor a Deus e ao próximo. Lembre-se de que somos servos do SENHOR e devemos servir e não sermos servidos.

Apóstolo Dr. Josué Campos Macedo
Reitor da FAITEFI



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.